top of page

Como é a formação em medicina dermatológica?


Dermatologia é uma especialização médica relacionada às afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. O dermatologista é o médico que atua no diagnóstico, prevenção e tratamento clínico e cirúrgico de doenças, além de orientar sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da beleza da pele.

São mais de 3.000 doenças dermatológicas que afetam crianças, adultos e idosos, entre elas acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, unhas encravadas, micoses de pele e unhas e câncer da pele.

Para se tornar um Dermatologista é necessário primeiro graduar-se em Medicina, curso que compreende seis anos de estudo em período integral. Após, os formados, para se tornarem especialistas, fazem curso de especialização ou de residência médica com duração de três a quatro anos, em período integral. Nesta etapa, são quase nove mil horas de estudo para tornar o médico apto a tratar e diagnosticar as diversas doenças e problemas da pele e de suas extensões. Neste período, os médicos atendem pacientes e aprendem sobre todo tipo de doença de pele, tratamentos clínicos, cosmiátricos, laser, oncológicos e cirúrgicos que envolvam a pele e seus anexos.

Ao final deste processo, o médico necessita registrar-se no Conselho Federal de Medicina como especialista em Dermatologia para oficialmente ser considerado especialista. Para isto, é necessário ser aprovado em concurso de prova de Título de Especialista em Dermatologia da SBD.

Na área de Dermatologia, existem alguns cursos de ultra-especialização/aperfeiçoamento que somente um Dermatologista com Título de Especialista pode realizar, como é o caso da técnica cirúrgica convencional para tratamento de Câncer de Pele e da técnica avançada para tratamento de Câncer de Pele conhecida como Mohs. Para um Dermatologista ter total conhecimento dessas duas técnicas são necessários mais 2 anos de estudo e praticas em hospitais especializados.

Ao todo são necessários, então, 12 anos de estudos teóricos e práticos para se tornar um Médico Dermatologista com um curriculum equivalente ao da Dra. Fabiola Leme.

E não para por ai. Ano após ano, um bom Dermatologista deve sempre estar se atualizando com cursos e congressos no Brasil e/ou no exterior pois, assim como em outras áreas profissionais, surgem novas técnicas e novas descobertas que fazem com que seja necessário que o Médico se mantenha em constante estudo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page